quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PROJETO PROFESSOR DA FAMÍLIA: O ano que está prestes a findar foi muito positivo para a nossa escola. Com o trabalho conjunto de funcionários, alunos e comunidade atendida, tivemos várias conquistas: alunos aprovados nos mais diversos vestibulares, participação nas festividades juninas, abertura de salas de Aprofundamentos de Estudos e EJA Fundamental, interação esportiva com Matutina, Olimpíadas escolares e outras atividades. Além claro, da implementação do Projeto Professor da Família, que gera divisas e oportunidades aos alunos, pais e/ou responsáveis para auxiliar na organização e estruturação do ensino.
Diante desta premissa, frisamos que o Projeto Professor da família é direcionado ao Ensino Médio; tem por escopo desenvolver ações que visam à redução dos índices de evasão escolar, a melhoria do rendimento dos alunos e à tentativa de fazer com que pais e/ou responsáveis dos alunos iniciem ou retornem aos estudos. Por isso, torna-se fundamental as visitas e diálogos constantes das agentes a alunos e familiares. Ciente desses objetivos, nos reunimos, no hotel fazenda Canto da Siriema, Jaboticatubas, para capacitações, delineação de ações, debates e interação das 12 cidades pioneiras do projeto – dentre as quais a nossa – que apresentaram as ações desenvolvidas para que pudessem servir de parâmetro as mais de 280 escolas que serão inseridas no Projeto Professor da Família em 2013, visando melhorias para o Ensino Médio mineiro e consequentemente para a educação básica.
Não obstante, nesses primeiros meses de projeto nos dedicamos mais a encontrar as fissuras existentes para que a partir de ações concretas possamos solucioná-las. Assim, o ano de 2013, certamente será repleto de ações e parcerias. As quais não podemos mencionar para não frustrar as expectativas. Aguardem, surpresas virão... Abraços da equipe Projeto Professor da Família!!!

terça-feira, 11 de dezembro de 2012


Evolução Tecnológica

    O homem contemporâneo não pensa em nada mais a não ser se desenvolver, acumular capitais e “subir na vida”. Almeja apenas seu próprio bem, se tornando extremamente egoísta e egocêntrico.
    Porém, ser humano algum vive somente de bens materiais. Todos precisam de amigos, com quem possam trocar sentimentos e afeição. Diante de um mundo que vem aumentando grandiosamente seu campo industrial, sendo “infestado” de maquinas e robôs, a amizade acaba ficando de lado.
    Junto a tudo isso, as redes sociais, na internet, vem ganhando grande espaço em todo o mundo. Celulares cada vez mais sofisticados são introduzidos no mercado, e, toda essa evolução, acaba aproximando as pessoas que moram longe, ao custo de distanciar pessoas do ciclo de amizade ou até familiar.
    Enfim, toda essa evolução é importante para o ser humano em geral; porém não se deve substituir, em hipótese alguma, uma visita à casa de um amigo por uma simples conversa ao celular. As máquinas e os produtos eletrônicos, por mais desenvolvidos que sejam, nunca substituirão a afeição, o carinho, e a beleza de viver em sociedade. Sentimentos? Só o homem pode expressar!
Fabio Souza Marques - 3º Ano/2012

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto: HALLOWEEN
O Projeto tem a finalidade de ampliar conhecimentos dentro das lendas e mitos.
Com desenvolvimento da criatividade de cada aluno dividido em grupos abrangendo os níveis fundamentais e médios e os turnos da manhã, tarde e noite. Todos os alunos desenvolveram trabalhos no pátio da escola, envolvendo todas as disciplinas.

Tendo como objetivo: * Despertar interesses por outras culturas; * Estimular o trabalho em grupo e a criatividade de cada educando; * Promover a interação entre alunos e demais funcionários da escola.
Ações: *Desenhos, cartazes,paródias contando a história do Halloween;* Dramatizações,dança;*Confraternização com doces relembrando o sentido do Halloween.
Parabéns a todos os Alunos,Professores, Diretora e demais Funcionários da Escola pelo animado Projeto!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Histórico



A pedido do Sr. Sinval Boaventura ao DD. Governador da época foi criado o Ginásio Estadual ‘’Manoel Gonçalves Boaventura’’, conforme Decreto n° 2.176 de 22 de outubro de 1945, publicado no Minas Gerais de outubro de 1.945, tendo sido instalado em 05 de agosto de 1951, pelo Sr. Dr. Odilon Beherense,Secretário de Estado da Educação, Presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputados,prefeitos e pessoas do município.
Instalado o grupo, começou a funcionar no mesmo ano, provisoriamente numa casa particular à Praça da Matriz.
Foi dado ao Estado um terreno de 10.400 m quadrados de área conforme escritura no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Rio Paranaíba, livro n° 03, fls. 294, n° 1.376, na fazenda denominada Fradiques, pelo Sr.  Prefeito de Rio Paranaíba,conforme autorização da Câmara Municipal,Lei n° 12.
O referido estabelecimento recebeu o nome de Grupo Escolar “Manoel Gonçalves Boaventura ”, em homenagem e gratidão à pessoa de Manoel Gonçalves Boaventura, que muito fez pela comunidade.
A escola funciona em prédio próprio desde 1.958, à Rua Miguel Veloso n° 180, na cidade de Arapuá, Estado de Minas Gerais.
Foi autorizada sua extensão de série pelo decreto 20.382, artigos 4° e 10 de 10/01/80, e pelas resoluções n° 3.389/80 e 3.403/80, de 09/01/80.
Conforme artigo 8° do decreto 20.382 de 10/01/80 houve cessão do prédio do ex-ginásio Municipal de Arapuá, criado em 1.968, pela Lei Municipal n° 74, de 28 de novembro de 1.967.
Destinado a ministrar ensino em curso e modalidade previstos na Legislação Brasileira, com observância dos princípios legais.
O Ginásio Municipal de Arapuá foi autorizado a funcionar pela portaria n° 261/68 da Diretoria do Ensino Secundário do Ministério da Educação.
Foi criado o ensino de 2° grau na E.E ‘’Manoel Gonçalves Boaventura’’ pelo decreto n° 25.624, art. 1° e 2° de 13 de fevereiro de 1.986 e autorizado o funcionamento imediato, com as Habilitações Profissionais de Magistério de 1° grau (professor de 1ª a 4ª série) e Técnico em Contabilidade, conforme Portaria n° 382 de 22/02/86.
As habilitações de Técnico em Contabilidade e Magistério foram extintas em 1997 e 1998, ficando apenas o Ensino Médio Comum Geral.
Em  1996 houve municipalização do Pré-Escolar, em 1998 o 1° Ciclo do Ensino Fundamental.
Hoje a E.E. ‘’Manoel Gonçalves  Boaventura’’ ministra o Ensino Fundamental , Ensino Médio, Educação para Jovens e Adultos e Aprofundamento I e II.